Get Adobe Flash player

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu o deputado federal Severino Ninho (PSB/PE) para  discutir a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos limites de Goiana com Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, A conversa realizada a pedido do socialista, que idealizou o projeto, aconteceu, no dia 16, e entusiasmou Mendonça, que vai agora marcar uma reunião com o reitor da UFPE para discutir a ideia. O terreno para a obra não será problema, pois empresário Frederico Vilaça, dono da Usina São José, em conversa com o deputado Severino Ninho, fez a oferta gratuita da área.

Conquista: O deputado Ninho teve uma audiência com o Ministro Mendonça Filho, reivindicando a construção do Campus da UFPE.

Com a expansão da UFPE ao Litoral Norte, vão ser beneficiados, principalmente, os estudantes dos municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá e Goiana, que juntos somam quase 600 mil habitantes. “Essa é uma região em pleno desenvolvimento, com cidades industrializadas e uma população crescente. Apesar dessas características, não existe naquela região qualquer instituição pública de ensino superior, estando as mais próximas no Recife. Sendo assim, as pessoas só têm duas opções: pagar faculdades particulares ou enfrentar ônibus lotados, com passagens salgadas, até a Capital”, justificou Severino Ninho.

Além da dificuldade para se chegar a uma universidade pública, pesa a favor da expansão da UFPE em direção ao Litoral Norte o fato de lá estarem instaladas várias indústrias que precisam de profissionais qualificados. Em Goiana, cidade que fica no limite entre Igarassu e Itapissuma, está sediada a Fiat e um polo fármacoquímico. Em Itapissuma, fica a Ambev, maior cervejaria da América Latina, e a Petrópolis, outra gigante de bebidas. “Por esses fatores é que a região precisa da universidade mais perto. Obviamente que os cursos oferecidos nesse novo campus devem atender a essa demanda da economia local, que clama por técnicos gabaritados”, pontuou o parlamentar socialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Encontre-nos no Facebook