Brasil Meio Ambiente

Em meio a chuvas que atingem SP, nível do Cantareira cai e chega a 11,8%

Apesar do registro de chuvas na capital e municípios da Grande São Paulo, o volume do Sistema Cantareira caiu nesta terça-feira (4) e chegou aos 11,8%, somando as duas reservas técnicas. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começou a contabilizar desde o dia 24 do último mês a segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira — no entanto, a Companhia esclarece que ainda não irá utilizar água dessa reserva. As outras represas que abastecem a capital paulista e região metropolitana também registraram queda em seus níveis.

De acordo com o balanço diário da Sabesp, a primeira cota do volume morto do reservatório chegou a 1,1%. Em nota, a companhia informou que “ainda existem 28 bilhões de litros da primeira parte da reserva técnica”. Por esse motivo, ainda de acordo com o texto, o volume da segunda cota da reserva técnica do Sistema Cantareira, que é de 105 bilhões de litros, “não está sendo bombeado”.

Apesar da incidência de chuvas, os demais reservatórios também apresentaram diminuição em comparação com as medições realizadas na última segunda-feira. O Sistema Alto Tietê chegou aos 8,6%, o Sistema Alto Cotia aos 29,9% e o Guarapiranga atingiu os 37,5%. Se as chuvas não chegarem em quantidade suficiente, a situação do sistema Cantareira pode piorar.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.