Artigos Brasil Economia

Globalização do Litoral Norte

Um Brasil que começa a perder o rumo na economia.

Um país na contramão de uma política estável em sua economia, mesmo tendo um recorde histórico na arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro de 2014 comparando a receita de qualquer mês do passado, chegando aos 123,6 bilhões de reais, mas não conseguindo frear os aumentos dos produtos básicos e seus similares, transformando em um verdadeiro risco do retorno inflacionário, a estabilidade da moeda está bastante ameaçada e pior ronda o futuro do Brasil. O desespero da equipe econômica é evidente e a única ação para conter o avanço inflacionário é o aumento da taxa Selic, onde tentam para o consumo, mas sabem que, ao mesmo tempo, bloqueiam o crescimento da economia e sabemos das grandes ameaças ao desemprego. Esse vai e vem deflagra uma inquietação ao empreendedor brasileiro, sua tentativa de manter suas operações dentro da estrita legalidade tem dificuldades para conseguir seguir em frente. Já se paga um preço alto por sua vexatória burocracia brasileira, ainda para somar temos o maior aumento na taxa básica de juros desde a posse da presidenta Dilma de 11%, somando ao novo aumento da energia elétrica em quase 18%, aonde é que o povo brasileiro pode acreditar em uma taxa inflacionária na casa dos 6%, estamos vivendo um momento bastante delicado e com projeções totalmente negativas para o futuro do Brasil.

Na média dos três anos do governo Dilma, a economia do país avançou apenas 2%, mas vários fatores contribuíram para a frustração, dentre os quais o esfriamento do consumo diante dos juros altos, créditos restritos, inadimplência elevadas e preços altos em alimentos e serviços, muitas famílias reduziram suas cestas de consumo e não praticaram novas compras em relação a investimentos em suas moradias, trazendo uma verdadeira recessão, um descompasso no setor externo contribuindo negativamente nas importações. As previsões para 2014 são de mais de um ano fraco em seu crescimento econômico diante das previsões de desaceleração do emprego e do rendimento, da inflação alta e do crédito restrito, além da fraca confiança de empresários e consumidores, lembrando que esses dois últimos itens limitaram o desempenho da economia em 2013 trazendo previsões em torno de 1.8% A 2.2% para 2014.

Não tenho dúvida que o governo Dilma vem errando pontualmente em vários segmentos, trazendo no seu conjunto uma postura arrogante querendo apenas ser afilhada e protegida do revolucionário presidente Lula, mas o tempo passou, a época é outra e o Brasil precisa urgentemente mudar a postura do seu governo. O escândalo da Petrobras deixa um sentimento de traição ao povo brasileiro, de falsas combinações políticas e vergonhosas nas notícias mundiais, somos e seremos descriminados perante o mundo, não podemos acreditar que o ex-presidente Collor saiu beneficiado pela justiça brasileira, com um simples ato de prescrição pelo tempo. Gostaria de saber se qualquer família brasileira teria esse privilégio, somos ainda um país jovem com grande potencial para um dia ser uma nação respeitada perante o mundo.

Por Jurandir Filho, [email protected]

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.