Get Adobe Flash player

A escolha da Profissão ou do Futuro!
Quais as primeiras dificuldades para a escolha de uma profissão ou na verdade a escolha do futuro. As pessoas na verdade iniciam no modismo ou no velho pensamento “tenho que garantir meu futuro”. Óbvio que temos de pensar nas duas expectativas para concluir em uma verdadeira escolha onde venha harmonizar o futuro na profissão escolhida, mas nesse caminho existe o modismo que gera um grau de influência e podendo atrapalhar o futuro profissional por solução de momento.

Na verdade, em primeiro lugar devemos saber das nossas habilidades, dos conceitos, de buscar em uma pesquisa todo envolvimento daquela profissão, qual a análise de mercado, quais os impactos na sociedade, o que influenciou a sua pesquisa sobre aquela profissão, o que será necessário para se habilitar na escolha, qual a perspectiva em relação a sua escolha, o que fazer para planejar o seu futuro, o importante é entender que todas as profissões são boas e necessárias.

Agora! Nada cai do céu, temos profissionais bons, com muita qualidade e profissionais com baixa qualidade, por isso caros leitores o que diferencia essas diferenças de habilidades são alguns aspectos que deixaram de ser vistos no início dessas escolhas, trazendo graves prejuízos à sociedade, como a falta de comprometimento, profissionalismo, conhecimento, capacitação e o principal, capacidade técnica.

Um fato que presenciei há aproximadamente cinco anos atrás, dentro de um hospital particular e bastante renomado em Pernambuco, estava eu acompanhando o pai de um grande amigo meu onde considero um grande irmão. Seu pai enfermo no centro de tratamento intensivo deste hospital, onde diariamente eu o acompanhava, quando em uma dessas visitas eu e minha esposa nos deparamos com uma cena lastimável, mas ao mesmo tempo cômica, um médico agachado por trás das camas dos pacientes, ao celular desesperado e perguntava: “o que eu faço, por favor, o homem vai morrer, não sei o que fazer” era simplesmente o plantonista da UTI, seu desespero era tão assustador, onde ele não percebeu que tratava do horário de visitas aos pacientes, a enfermaria percebeu e tomaram a atitude de suspender naquele momento as visitas, retirando a todos.

Ficou evidenciado o desespero do profissional e, pior, o profissional encarregado de conduzir qualquer situação que viesse a ocorrer. Ficou claro a falta de conhecimento e preparo para desenvolver suas habilidades na condução do problema. Muitos, principalmente jovens, escolhem suas profissões para agradar seus pais e deixam suas habilidades no segundo plano, onde vem o grande risco de tornarem um profissional sem a habilidade necessária. Suas habilidades na condução do problema.

Concluímos um cenário de grande importância a sociedade quando um ser efetua a sua escolha baseado nas duas vertentes, o bom será o presente a sociedade e o ruim o problema a mesma sociedade. Deparamos com várias profissões onde todas têm o seu particular, têm a sua expertise necessária que desenvolve em cada profissional sua conduta ética e participativa, baseado em seus conceitos e habilidades.

Ser médico ou eletricista demonstra o grau de risco em um alto índice, onde necessita de uma boa relação entre conhecer x habilidade, esse exemplo mostra o quanto é importante as profissões, não devemos discriminar nenhuma delas, precisamos requalificar os pensamentos para valorizar à cada profissão, remunerando adequadamente, são essas visões que ampliarão os conceitos profissionais e trarão as discussões para as escolhas da sociedade sem discriminações, o alerta serve apenas para uma prévia avaliação da escolha, mostrando o quanto é importante avaliar suas habilidades, desejo e vontade de escolha sem influências e achismos, pesquise, pergunte, se envolva, tire dúvidas, busque experiências, os pontos positivos e negativos que todas as profissões têm, tente olhar o mercado para você se adaptar e exercer no futuro a sua tão sonhada profissão escolhida.

Boa Sorte!

Por Jurandir Filho, jurandir.filho.adm@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Encontre-nos no Facebook