Get Adobe Flash player

Pernambuco contará com o programa do Senado de modernização das Câmaras Municipais. A ferramenta tem por objetivo dar maior transparência às atividades dos vereadores, com a disseminação da informática nas casas legislativas dos municípios, e foi possível por acerto do senador Douglas Cintra (PTB-PE) com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

O treinamento dos funcionários e vereadores começará na próxima segunda-feira (8), às 9h, na Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC), para as câmaras de vereadores do Agreste.

A partir de 15 de junho ocorrerá na Câmara Municipal de Petrolina, para as casas legislativas do Sertão, e em 24 de agosto no Recife, para as câmaras da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Serão cinco dias de capacitação em cada uma das três etapas do programa de modernização em Pernambuco.

Entre os benefícios, o programa, que é gratuito, permitirá a criação e operação de portais que possibilitam ao cidadão acompanhar pela internet, de forma rápida, detalhada e eficiente, toda a produção legislativa das câmaras municipais, como ocorre nos portais do Senado e da Câmara dos Deputados.

Outra ferramenta cria também um gabinete virtual, pelo qual o vereador interage com pessoas, grupos e entidades e organiza sua agenda de compromissos e atividades, como a emissão de mala direta, cadastro de demandas e acompanhamento de projetos.

“O maior desafio, hoje, das casas legislativas em todos os três níveis da Federação, é aperfeiçoar a sintonia entre representantes e representados. Cada vez mais, a opinião pública cobra de nós, parlamentares, sejamos senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, uma atitude proativa e eficaz na transformação das legítimas demandas da sociedade em políticas públicas efetivas”, assinala Cintra.

Fonte: Por Branca Alves, do Blog da Folha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Encontre-nos no Facebook