Pernambuco registra o primeiro caso da Varíola do Macaco
Brasil Destaque Saúde

Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos em Pernambuco

Foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos em Pernambuco. É um homem de 25 anos, que reside no município paulista de Guarulhos, e que está em Pernambuco desde o dia 23 de junho. O paciente foi notificado com suspeita da doença no último dia 6 de julho. O caso será registrado pelo estado de origem, no caso, São Paulo.

Outros três casos estão em investigação, todos do sexo masculino, que foram notificados nessa terça-feira (12) e aguardam resultado tanto do laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, quanto do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco para onde foram enviadas as amostras coletadas. Dois homens estão em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde Estadual, até o momento, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no estado. Também não há registro de transmissão local da doença, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

Segundo dados do Ministério da Saúde, com informações coletadas junto à rede de saúde dos estados, o país tem pelo menos 220 casos confirmados da varíola dos macacos, sendo que São Paulo possui 158 casos e, o Rio de Janeiro, com 34, são os dois estados com maior número de contaminados.

De acordo com o Instituto Butantan, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas expelidas por um humano ou animal infectado, por materiais contaminados, como roupas e lençóis ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Uol.com

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.