“A cidade de Abreu e Lima poderá contar, em breve, com a construção de seu primeiro ginásio poliesportivo”. A declaração é do Secretário de Esportes e Lazer do município, João Paulo Oliveira. Segundo ele, se tudo ocorrer dentro do previsto, uma unidade do “Centro de Iniciação ao Esporte” (CIE) deverá ser implantada no bairro de Caetés III, no terreno onde ficava a antiga Associação de Moradores.
Os CIEs são um projeto do Ministério dos Esportes, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Seu objetivo, segundo o governo federal, é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. A iniciativa, que se apresenta em três modelos distintos, visa integrar, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas, entre crianças e adolescentes.
De acordo com Oliveira, Abreu e Lima concorre ao Modelo I, que contempla a construção de um ginásio poliesportivo com arquibancadas para 177 lugares, além de uma área de apoio (administração, sala de professores, técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público). “Há 80% de chances em nosso favor. O projeto já está na segunda fase, que trata, entre outras coisas, do levantamento da documentação específica, e do contrato com a Caixa Econômica Federal. Talvez, dentro de uns quatro meses o processo seja concluído”, explicou o secretário.
Por Josué Batista
]]>