Artigos Brasil Economia

Globalização do Litoral Norte

Empreender é necessário, manter e renovar é o diferencial para o mundo dos negócios. As oportunidades são tantas que transformam o mundo dos negócios em uma verdadeira armadilha empresarial. Empreender em um país onde você inicia seu negócio com as portas fechadas ao tentar agilizar qualquer documentação necessária do poder público, naquele momento você passa a ser refém das dificuldades ou meramente mais um participante da corrupção brasileira, o “velho jeitinho” é traduzido com alguns benefícios que um futuro empreendedor já inicia usando o mau hábito brasileiro.

Os demais que tentarão as vias tradicionais arcarão com o prejuízo do tempo perdido. Inicia-se uma batalha dura e longa pela falta de crédito e novos investimentos, planejar ao longo prazo com margens de ganhos pequenos e sustentáveis são situações totalmente fora dos padrões brasileiros, os negócios em nosso país são tratados no imediatismo financeiro, a mantença é defendida aos olhos de uma grande lucratividade com a rapidez da tirada do investimento. Levar a pauta de reuniões dessas novas organizações, um planejamento de longa duração e sustentabilidade aplicado a modelos tradicionalistas mundialmente é pensar fora do contrato nacional.

A luta de manter e consolidar um novo negócio é traduzir todo o seu conhecimento e pesquisar a renovação diária e ser aberto para eventuais mudanças ou ajustes necessários. Uma verdade, verdadeira, o dinheiro não leva desaforo para casa, a perda não retornará a ser um ganho, é necessário nesse novo mundo dos negócios sabedoria, habilidade, esforço e também altas doses de sorte. Alguns empreendedores, principalmente os marinheiros de primeira viagem confunde a ideia da sua empresa com o garimpo de uma pedra preciosa, esse engano pode ser fatal, é como se fosse buscar essa pedra preciosa todos os dias, mesmo sendo de valores menos significativos, mas como sendo um achado determinante para o sucesso da empresa.

Empreender torna-se uma tarefa extremamente sutil, onde é colocado diante de uma prateleira sofisticada e exigente. Fica claro a necessidade de um bom serviço e de boas mercadorias para traduzir em uma boa harmonia, arrancando aqui e ali aplausos e traduzindo na repetição de novas compras e demonstrando novos acertos diários. Suficiente para validar cada dia que voltamos para casa felizes por poder desfrutar o sono de quem voltará no próximo dia para reabrir a empresa.

O garimpo diário começa novamente, com a busca de diferenças incrementais, na insistência de achar novos produtos, serviço ou atenção que vinculará aqueles clientes à empresa. São as chamas de encontrar a melhor maneira de atender, de vender, de entregar um produto ou serviço de qualidade todos os dias. Se você aceitar essa condição do garimpo diário do bom atendimento com possibilidades de agregar valores, o sucesso do seu empreendimento se manterá sempre em aberta. Lembrando que não podemos perder o foco da sensibilidade de empreendedor que busca satisfazer as necessidades mais sutis de sua clientela que usam os produtos e serviços que procuram na sua empresa, apenas para se confirmarem humanos.

As necessidades basilares são meramente indispensáveis no comportamento humano, fica a cada dia evidenciado que as organizações precisam acreditar, investir e requalificar seus colaboradores. Com o olhar focalizado na integração participativa das pessoas na busca do sucesso planejado.

Por Jurandir Filho, [email protected]

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.