Artigos Economia Pernambuco Tecnologia

Globalização do Litoral Norte

O mundo dos negócios e das oportunidades O mundo disponibiliza a transformação das oportunidades voltadas a vários novos e velhos negócios. Tem um ditado que diz que a pessoa tem que está na hora certa, no momento certo, discordo, o meu pensamento traduz outra filosofia, penso que as pessoas deverão ter coragem, disciplina, força de vontade e conhecimento do que vai desenvolver, principalmente quando trata-se de novidades. Eles são momentos de curiosidade do mercado consumidor, mas ao mesmo tempo existe o processo da desconfiança, esse momento é crucial para o empreendedor superar e motivar a aceitação do seu produto ou serviço no mercado.

Quando falamos em oportunidades, o próprio nome já explica o momento das chances que o mercado proporciona ao mundo do empreendedorismo, gerar novas oportunidades é trazer ao mercado novos desafios e, ao mesmo tempo, novas ameaças, é necessário aos gestores estarem atentos às novas possibilidades que necessariamente manterão as atividades em plena ascensão. Sabemos que o mercado consumidor e a própria concorrência são reguladores das atividades comerciais, é importante estabelecer um verdadeiro equilíbrio voltado na comunicação e tecnologia, as organizações necessitam de uma estrutura que acompanhe a desenvoltura do mercado consumidor.

Pesquisa realizada pela Wells Fargo revelou que os pequenos empresários têm a tendência de ser mais otimistas quando trata do crescimento de suas receitas, fluxo de caixa e equipe. O pensamento inicial faz pensar que, juntando um empreendedor otimista com um setor promissor, a chance de alcançar o sucesso é grande. As novas possibilidades fazem o mercado oportunizar algumas áreas que estão em maior evidência. Aqui listamos oito áreas que as pequenas empresas estão se destacando:

• Internet das coisas – Empresas de diversos setores estão tentando projetar ou obter dispositivos conectados para melhorar suas operações, o que abre um grande mercado para pequenos negócios dispostos a oferecer soluções desse tipo. A cisco estima que o setor irá gerar U$ 14.4 trilhões em lucro desde 2013 á 2022.

• Comércio eletrônico customizado – O varejo online é um setor imenso e com empresas já estabelecidas. Para uma pequena empresa entrar nesse segmento, é necessário oferecer produtos ou serviços personalizados. Os pequenos varejistas da internet precisam oferecer conteúdo e produtos customizados, muitas vezes selecionados com a ajuda de dados, que causem experiências únicas aos seus clientes.

• Tecnologia educacional – Para manter crianças e adolescentes interessados no aprendizado cada vez mais os educadores estão incorporando a tecnologia ao ensino. Estudos mostram que o investimento em tecnologia triplicou na área educacional desde 2002 a 2011 chegando a U$ 429 milhões de dólares.

• Desenvolvimento de aplicativos móveis – Com uma grande quantidade de empresas expandindo suas operações para plataforma móveis, os desenvolvedores de aplicativos estão muito demandados. Muitas vezes esses designers e engenheiros não têm um grande nome por trás deles, ao contrário, são empresas de um homem só ou poucos, trabalhando nos contatos. Esse mercado vem crescendo 50% ano desde 2009.

• Tecnologia averable – De pequenos relógios que funcionam como celulares a coleiras que rastreiam a saúde e nutrição de animais de estimação, a tecnologia de vestir vem surgindo em diferentes áreas do consumo. Os baixos custos de produção e acesso fácil aos fabricantes das peças estão atraindo as empresas, a expectativa é que o setor movimente mais de U$ 8 milhões até 2018.

• Desenvolvimento de software para empresas – Com o mercado cada vez mais competitivo, tanto no mundo online quanto no mundo real, as empresas vêm buscando a tecnologia para se diferenciar dos concorrentes. Principalmente os que possam fornecer análises profundas para negócios que buscam novas formas de oferecer seus produtos e assegurar que eles atinjam a maior quantidade possível de consumidores. As receitas desse setor cresceram quase 15% no ano passado.

• Segurança cibernética – Nos últimos anos é algo que vem preocupando muitos varejistas por conta de fraudes com cartões de crédito e débito, por isso as empresas estão investindo pesado em segurança de rede, criando boas oportunidades para as empresas especializadas nesse tipo de proteção.

• Tecnologia verde – Não é algo novo, mas empreendedores estão empolgados com o que vem chamando de soluções de tecnologia verde, inovações no modelo de negócio que buscam acelerar a adoção de energia limpa sem assumir os riscos e os encargos associados a fabricação.

Com esses mercados temos também as franquias que vêm desenvolvendo um crescimento bastante interessante para os novos empreendedores, franquias que custam valores pequenos e com grandes oportunidades de alavancar o pequeno e médio empreendedor ao sucesso na vida empresarial.

Por Jurandir Filho, [email protected]

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.