Solenidade: Paulo Batista participa da homenagem.[/caption]
Há três anos o dia 10 de Julho foi escolhido para ser a Data Magna do município, através da Lei Municipal no 1.189/2011, pela sua relevância histórica para Ilha de Itamaracá. A data faz referência à morte do Padre Tenório, pároco de Vila Velha e herói da Revolução de 1817, que lutava pela independência do Brasil.
Para comemorar a data, no último dia 10 de julho, a partir das 9h, a Prefeitura de Itamaracá preparou um calendário especial com apresentações culturais ao longo do dia. A data marca o fim da trajetória heroica do Padre Pedro de Souza Tenório, líder da revolução pernambucana de 1817. Neste dia, ocorreu a transferência temporária da sede administrativa do município para Vila Velha, ou seja, todas as secretarias passam a atender na comunidade, em reconhecimento da importância da localidade para o dia 10 de julho. A celebração contou com a presença de representantes da Prefeitura, maçonaria e da comunidade local.
História: Padre Tenório foi educado na famosa Universidade de Coimbra, em Portugal, e havia sido designado para ocupar a paróquia da Vila de Nossa Senhora da Conceição, em Itamaracá. Ali desenvolveu um trabalho junto aos seus paroquianos, tanto no plano pastoral quanto na agricultura, implantando novas culturas de cana de açúcar e máquinas revolucionárias para aquela época. Logo após eclodir a revolta em Recife, o Padre Tenório e os paroquianos cercaram o Forte Orange, ocupado pelos portugueses, e se uniram a Revolução de 1817. Este seu ato de bravura deu grande animo aos revoltosos que dominaram todos os demais distritos, sendo o Padre Tenório imediatamente nomeado como Secretário-Ajudante do novo governo, porém, meses depois, culminou com a sua condenação e enforcamento, quando os bravos e destemidos patriotas foram derrotados. A Revolução durou 74 dias.
]]>