Esporte Pernambuco

Pernambucano 2014 começa em dezembro de 2013

Preocupado com as poucas datas para a disputa do Estadual, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, reuniu representantes dos clubes e a imprensa para anunciar a fórmula do Campeonato Pernambucano 2014.

Muitas novidades. A competição terá início no dia 8 de dezembro, apenas com as nove equipes do interior, que vão se enfrentar em sistema de ida e volta. As três primeiras colocadas estão classificadas para a segunda fase da competição, que já contará com a participação de Sport, Náutico e Santa Cruz . A equipe campeã desta fase classificatória já tem vaga assegurada na Série D do Campeonato Brasileiro. As demais equipes vão disputar uma espécie de “Torneio da Morte”, que vai apontar as duas equipes que serão rebaixadas à Série A2.

O hexagonal decisivo começa no dia 8 de fevereiro. As seis equipes jogam entre sim, também no sistema de ida e volta. As quatro primeiras colocadas vão para a fase semifinal.  O primeiro colocado encara o quarto, e terceiro pega o segundo. Os melhores colocados fazem o segundo jogo em casa.

Para levar em conta o saldo de gols para se conhecer os finalistas. Ou seja, se um equipe vencer por 5×0 o primeiro jogo e perder o segundo por 2×0, a decisão vai para os penaltis. Sport, Santa Cruz e a própria FPF queriam que o saldo de gol fosse levado em conta no critério de desempate, mas foram votos  vencidos. Também não haverá o critério de cartões amarelos e vermelhos, que causou polêmica no ano passado.

A segunda vaga da Série D ficará com o time melhor colocado na classificação geral do Estadual desde que não esteja numa divisão maior. Nesse caso, Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro estão fora desse critério, por motivos óbvios.

A nova fórmula foi aprovada pelos clubes. Mas ainda haverá uma nova reunião para acertar alguns pequenos detalhes.

Fonte: Por Marcelo com informações de Elias Roma Neto, do Blog do Torcedor.]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.