Brasil Destaque Política

Base de Dilma já é tida como a mais fragmentada

A dificuldade que a presidente Dilma Rousseff encontra para estabelecer uma relação – já que o diálogo, de fato, não existe mesmo – com o Congresso Nacional é apontada como a maior já registrada por um chefe do Executivo Nacional nos últimos 20 anos. Até setores do próprio PT corroboram com essa impressão. Deputado federal e ex-presidente do partido, Ricardo Berzoini disse, há dois dias, que “os erros do governo” racharam a base.

Pegando carona na afirmação do expressivo nome petista, o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), destacou que o governo da presidente Dilma parece uma “nave desgovernada” e que, portanto, não tem condições de manter a base unida.

Além de colocar mais fogo numa situação extremamente difícil vivida pela presidente, essa postura de representantes do PT e do PMDB pode fomentar novas ações imediatistas do governo para estancar a crise em que está mergulhado. O que, no final das contas, deverá ter efeito contrário, agravando ainda mais o atual quadro. Vide os recentes recuos, como no programa Mais Médico.

E já há quem diga que a presidente não conseguirá reverter o momento adverso. Colocada diante um cenário complemente incerto, Dilma deixou de exibir aquela imagem de gerentona segura e parece alguém tateando em busca um pequeno sinal de luz.

O governo entrou em 2013 num clima já não muito favorável, sobretudo por conta da economia, e agora dá mostras de que dificilmente terminara-lo em melhores condições. E, dependendo da base aliada no Congresso, as previsões são as piores possíveis. Dilma não terá vida fácil no momento em que enviar propostas para a apreciação dos parlamentares.

Fonte: Por Gilberto Prazeres, do Blog da Folha.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.