COMO PREVENIR A COVID-19?
Para achatar a curva epidêmica é necessário evitar a proliferação do vírus para reduzir o número de pacientes contaminados. Os órgãos oficiais de saúde recomendam uma série de medidas preventivas para que isso seja possível. Confira quais são elas:
ISOLAMENTO SOCIAL
O Coronavírus é transmitido por gotículas de saliva expelidas durante a tosse e espirros do paciente contaminado ou ao tocarmos uma superfície contaminada e levar a mão aos olhos, boca e nariz. Por isso, o isolamento social é tão importante na luta contra a COVID-19: ele evita o contato com pacientes portadores do vírus e diminui os riscos de contrair o vírus por tocar em superfícies contaminadas.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70 ajuda a matar o vírus e, portanto, é um hábito preventivo essencial. Sem a correta higiene, podemos contrair o vírus ao ter contato com superfícies contaminadas e levar nossas mãos às partes do corpo que são porta de entrada para ele em nosso organismo (olhos, boca e nariz).
LIMPEZA DE OBJETOS
Quando retornamos para casa, podemos trazer o vírus em objetos que usamos em nosso dia a dia, como celular, sacolas, embalagens, dentre outros. Por isso, ao chegar em casa procure higienizá-los com álcool gel antes de colocá-los sobre qualquer superfície. Além disso, a limpeza doméstica de maçanetas, controle remoto, cadeira, etc, deve ser realizada com maior frequência.
USO DE MÁSCARAS
Com o aumento no número de casos, sendo que grande parte deles são assintomáticos, o Ministério da Saúde orientou toda a população a usar máscaras caseiras ao sair de casa. Antes disso, a recomendação era que apenas pacientes infectados e profissionais da saúde deveriam utilizar o equipamento.
AUXÍLIO DE AMIGOS E FAMILIARES
O isolamento social é uma medida recomendada para todos os pacientes, mas para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, esse cuidado é ainda mais importante. Por isso, esses pacientes devem contar com o auxílio de amigos e familiares para realizarem tarefas fora de casa, como ir ao supermercado ou à farmácia.
Fonte: https://coris.med.br/covid-19/