Frederico Vilaça
Destaque Economia Igarassu Itapissuma Litoral Norte

Frederico Vilaça é o “Empresário Empreendedor Destaque 2024”

Cada geração tem seus personagens que se destacam em diversas áreas, abrindo caminhos de oportunidades e prosperidades para suas comunidades, cidades, estados e país. Essas pessoas diferenciadas têm a sensibilidade de promover o desenvolvimento socioeconômico.

Na verdade, são homens e mulheres que enxergam longe, contemplam o futuro antecipadamente, como se fosse uma bola de cristal, prevendo o que pode acontecer.

Elas são proativas, são antenadas e visionárias. Essas pessoas, que atuam em vários segmentos da sociedade, podem ser aclamadas ou chamadas de pessoas com “Visão de Águia”.

Essa figura de linguagem “Visão de Águia” é aplicada aos homens e mulheres que veem, tal qual a uma águia, aquilo que está muito longe, imperceptível aos olhos comuns.

A essas pessoas chamamos de empreendedores com visão de águia, que plantam a semente da prosperidade e colhem os frutos no futuro. Mais que isso, elas pensam e beneficiam direta e indiretamente a milhares de pessoas que estão ao redor de seus empreendimentos.

Nesse contexto, a Folha Metropolitana consigna, nessa Edição de Janeiro, uma justa homenagem ao empresário senhor Frederico Vilaça, diretor-presidente do Grupo Cavalcanti Petribu, com sede no município de Igarassu-PE.

Há alguns anos, a Região Norte estava fora ou esquecida do plano de crescimento econômico do Estado, quase todos os investimentos e empreendimentos eram direcionados para a Região Sul.

Isso sempre incomodou Frederico Vilaça. Ao ser procurado pelo saudoso governador Eduardo Campos, no seu primeiro mandato, para tratar de eventuais investimentos para a região, como a implantação do polo cervejeiro, Frederico enxergou a oportunidade ímpar de trazer mais grandes empresas. Mas para isso se concretizar, era preciso espaço, era preciso terreno.

Ele oportunizou o início do processo de crescimento do Distrito Industrial de Itapissuma, com a venda de parte das terras da Usina São José, que fi cam às margens da BR-101 Norte.

E, assim, deu início à construção Polo Cervejeiro das fábricas da Itaipava e Ambev, que empregam atualmente centenas de pessoas, gerando renda e receitas para os municípios.

Além disso, foi preciso coragem e sensibilidade para contribuir com o projeto de prosperidade para região. Mas Frederico acreditou.

Em seguida, foram construídos dois polos industriais: um em Itapissuma, que tem em andamento a conclusão da fábrica da Ypê e as futuras instalações da P&G, que vão gerar mais de 1.500 empregos diretos.

E no polo industrial de Igarassu, a fábrica de biscoito Marilan, que está em plena atividade, com mais de 200 funcionários.

Para fortalecer ainda mais os empreendimentos, Frederico Vilaça cedeu uma área para construção do Instituto Federal de Pernambuco, que vai capacitar a mão-de-obra local, para atender à demanda das empresas instaladas na região.

Um outro ponto relevante para a vinda dessas grandes empresas, foi a implantação do aterro sanitário. O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR/Eco Parque), uma exigência para a vinda das fábricas, principalmente das cervejarias.

Além da São José Agroindustrial, que é a maior empregadora da Região Norte, que contrata, no período da moagem da cana-de-açúcar, mais de 4 mil pessoas, as demais empresas instaladas nos municípios de Igarassu e Itapissuma proporcionam também um número expressivo de mão-de-obra local.

Um empresário à frente de seu tempo

Frederico Vilaça enxergou lá atrás a oportunidade de fazer grandes negócios na região, em que todos os lados envolvidos seriam benefi ciados: empresários, municípios, comunidades e trabalhadores.

Frederico vislumbrou um futuro com mais oportunidades de emprego para os jovens dessa região. E, hoje, constatamos que o cenário socioeconômico mudou, trazendo mais oportunidades de emprego, renda e receitas para as cidades próximas ao complexo industrial.

Ele poderia não ter vendido as suas terras, era uma opção; não obstante a isso, preferiu arriscar no futuro de crescimento para todos esses setores. Frederico foi, sem dúvida, uma peça importante no atual quadro de crescimento econômico dos municípios de Igarassu e Itapissuma, na Região Norte.

Por ter a visão de um estadista, a Folha Metropolitana homenageia Frederico Vilaça como “Empresário Empreendedor Destaque de 2021”.

Empresas em terras da São José Agroindustrial
SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.