A Logística para mudar o mundo Nos últimos anos a logística, principalmente a internacional, vem tendo um forte crescimento, sabemos que nos anos anteriores a preocupação era a chegada das mercadorias em seus destinos, hoje, com a desenvoltura da tecnologia, temos o rastreamento, a otimização, o armazenamento, enfim temos os processos logísticos com mais qualidade e profissionalismo. Traduzindo em confiança aos usuários das importações e exportações, fazendo um intercambio entre as nações, das suas tecnologias em diversas áreas e buscando cada vez mais o aprimoramento na eficiência da prestação de serviço.
Desenvolvimento Nos últimos anos, nunca se falou tanto em logística ou seu desenvolvimento necessário no Brasil, a necessidade mediante ao crescimento econômico, onde o país no seu crescimento se destaca a nível mundial. Os investimentos são diversificados a níveis de setores, abrangendo novos espaços na logística. O termo por si só é conceituado em duas formas, a rudimentar e a holística, podemos manter uma igualdade em nossos pensamentos. O rudimentar destaca o transporte e a distribuição, no holístico temos vários setores como financeiro, recursos humanos, informações, infraestrutura, custos, compromisso com o social e meio ambiente, eficácia, eficiência e metas estabelecidas. Sabemos que o grande problema no Brasil é a infra estrutura, dificultando o seu desenvolvimento, um grande problema é o transporte rodoviário de cargas, principalmente nas longas distâncias e com mercadorias de grande volume e menor valor. Para termos um bom entendimento, devemos avaliar a pesquisa do FMI que estima o PIB mundial na logística em 12%, nos Estados Unidos abaixo dos 10%, no Brasil em torno dos 25% onde os dados não são nada animadores, são reflexos da falta de investimento em infraestrutura. Encontramos na pesquisa um fator de alto custo no Brasil, a formação da distribuição em seus modais, o transporte rodoviário com aproximadamente 60.49% das cargas transportadas, o ferroviário com 20.86%, aquaviário com 13.86%, dutoviário com 4.46% e o aéreo com 0.33% no território nacional. Algumas razões para essa diferença em seus custos comparados com de outros países, são elas: predominância do modal rodoviário, falta de manutenção nas rodovias, pouca eficiência dos nossos portos e aeroportos, a falta de uma navegação de cabotagem, pouco uso da malha ferroviária e a falta da multimodalidade em transportes. Os países que atingiram elevado desenvolvimento foram os que investiram em infraestrutura, transporte de boa qualidade entre a produção e o consumo, existência de terminais de qualidade, rodoviários, ferroviários, aéreos e portos em geral, equilíbrio na distribuição, nas modalidades de transportes, multimodalidade e otimização de custos. Sabemos que ainda é necessário rapidez nos procedimentos de carga e descarga, exportação e importação e sistema da informação confiável e eficaz.
Serviços prestados As funções logísticas são segmentadas nas atividades básicas e seu gerenciamento, as básicas são as de transporte, armazenagem. Empacotamento, etiquetagem e código de barra. As de gerenciamento são as que adicionam valor ao produto ou serviço prestado. Nas melhores operadoras existem destaque em alguns serviços nesses longos anos como logística integrada, produção sem estoque, gestão na cadeia de suprimentos, intermodal, frota dedicada, logística reversa, embalagens, sistema de informação, sistema EDI, comunicação por satélite e rastreamento, esses são os destaques nos serviços integrados com a tecnologia da informação. As empresas contratam os operadores logísticos com intuito de focar nas suas atividades afins e pela redução do investimento que requer um valor agregado bastante elevado, pelas necessidades de armazém, frota de caminhões, condição tecnológica de ponta e contando com a gestão dos processos. O rastreamento posicionando os clientes com agilidade e eficiência e o know-how dos operadores, são fatores estimulantes no processo decisório dos usuários em utilizar a terceirização, por traduzir em rapidez e agilidade por causa dos volumes operacionalizados em sua distribuição. Nessas condições as empresas deixam a cargo dos operadores todo o planejamento desde a coleta até a entrega, possibilitando os contratantes focarem em suas competências, as indústrias são as que mais utilizam os serviços das operadoras com seus produtos de consumo,computadores,automóveis, farmacêuticos e etc. O que vem acontecendo no mercado mundial são as transformações em relação a tecnologia na prestação de serviços, cada dia os clientes estão menos fiéis aos seus fornecedores, a fidelidade passa a ser transformada em outras questões como redução de custos, tempo do recebimento do produto, alta competitividade do mercado, essas transformações em relação à distribuição e qualidade agregando seus preços, trazem a pulverização dos serviços transformando as empresas em uma concorrente dos correios, forçando maiores investimentos para atrair novos clientes e poder estabelecer uma estrutura altamente ramificada. Com essas modificações no mercado, os usuários passaram a ter maiores economias em suas despesas, por utilizar nos veículos espaços de suas necessidades e não precisando arcar com a ociosidade, transformando o que era custo fixo em variável.
Os economistas desenvolveram várias teorias para explicar porque os países comercializam entre si. A principal teoria econômica é quando uma nação é capaz de produzir certo tipo de mercadoria com mais eficiência dos outros países, esse país negociará com outras nações que produzam outra mercadoria de forma mais eficiente. Em situações mais práticas, os profissionais de logística internacional devem conhecer as particularidades do ambiente internacionais, esses ambientes são definidos pelas diversidades culturais, existem diferenças entre países e também entre regiões, entre setores, entre empresas sendo do mesmo país ou não. O restante do ambiente internacional é mais simplificado e de fácil compreensão. Os países têm diferentes abordagens ao sistema legal. Modo de governar e funcionamento de suas economias, traduzindo todos têm seus modelos particulares aonde alguns itens são semelhantes ou não.
Nos últimos 30 anos, a logística evoluiu substancialmente até meados dos anos 80, a preocupação dos gestores era assegurar a chegada das mercadorias em perfeitas condições e com seus custos reduzidos. Os contêineres mudaram por completo o conceito da logística internacional, antes o processo marítimo era lento e trabalhoso e passaram a ser rápido e mais barato, os gastos com mão de obra portuária diminuíram, os navios ficaram mais produtivos e menos ociosos.
Por Jurandir Filho, [email protected]
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