Cidade em Ação Cultura Educação Igarassu Pernambuco Turismo

Instituto comemora os 479 anos de Igarassu

O Instituto Histórico e geográfico de Igarassu – PE, com 60 anos de existência, vem trabalhando nas atividades socioculturais da cidade, parabeniza Igarassu nesse 09 de março, pelo seu aniversário de 479 anos de fundação de histórias, lutas e vitórias. Aqui começou a história de Pernambuco, que tem até hoje uma grande relevância no cenário histórico nacional. Parabéns Igarassu! Parabéns população de Igarassu, de possuir uma riqueza tão grande em patrimônio histórico, artístico em belezas naturais únicas, como a planície costeira em frente à Câmara Municipal, que é uma arquibancada natural belíssima, moldada pela natureza.

O Instituto convida nesse dia a refletir e valorizar cada vez mais nossa cidade, cultura e nossas tradições. Viva a Igarassu, viva a nossa gente. No último dia 09, o Instituto comemorou, de forma itinerante, o aniversário de 479 anos de Igarassu. Houve visitas aos patrimônios que, ainda, estão erguidos mesmos desgastados com o tempo, mas que possuem um valor incalculável para a história de nossa cidade, Pernambuco e Brasil.

“Começamos pelo o Engenho Monjope, que é um referencial em Engenhos, quando falamos no ciclo do açúcar, em seguida fomos para Igreja Nossa Senhora da Boa viagem, patrimônio que restou do Engenho Pasmado. Em seguida, visitamos o relógio solar onde, era situada a vila de Araripe, depois fomos observar o que restou do Engenho do meio apenas a Igreja”, disse Valbério. “Em seguida, visitamos a Igreja de são José nas terras da Usina que leva o mesmo nome. Visitamos também uma fonte histórica, o que restou do Engenho Mussuspinho. Por último, pra fechar com chave de ouro, fomos contemplar onde começou o povoamento de Igarassu e sua fundação e o inicio da colonização de Pernambuco, a nossa replica do Marco de Pedra que onde delimitava as Capitanias Hereditárias de Pernambuco e Itamaracá”, explicou o professor Valbério, acrescentando que a replica original do marco delimitador, se encontra no Instituto Arqueológico de Pernambuco, na Rua do Hospício nº 130 – Boa Vista – Recife. “Essa data não é só a chegada de Duarte Coelho Pereira em Igarassu, mas representa muito mais, trata-se de nossa história de nossa colonização e fundação. Por tanto, igarassuenses nós somos privilegiados por nossos monumentos, por nossas paisagens, por nossa história de lutas e vitórias”, declarou o presidente do Instituto Histórico de Igarassu.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.