Cidade em Ação Igarassu Política

Maguila conclama os políticos e população a assinarem um abaixo-assinado online, solicitando da Compesa a recuperação de 10 poços para aumentar a oferta de água em Igarassu

Por Jailton Lima –

     Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na última quinta-feira (21\05), por meio de vídeo conferência pela internet, o vereador Valdemir Nunes de Souza, Maguila (SD), externou muita preocupação com a constante falta de água nas torneiras das casas da população.

     Maguila explicou que, conforme orientação dos sanitaristas, que uma das formas mais simples e eficazes para evitar o contagio ou a contaminação com o vírus da Covid-19, além do distanciamento social e do uso de máscaras, é cuidado com a higienização das mãos, do corpo e dos utensílios manuseados.

     No seu discurso online, Maguila lembrou que os vereadores de Igarassu participaram no ano passado de uma Audiência Pública com a Direção Estadual da Compesa.

     Na ocasião, a Direção da Empresa informou que a obra de recuperação de 10 poços, que foram  perfurados na década de noventa pela Compesa em Monjope, estão desativados há muitos anos e a colocação dos citados poços em operação junto ao sistema de abastecimento d’água de Igarassu reduziria o racionamento (rodízio) no abastecimento d’água da população em 50% .

     Maguila, entretanto, disse que o custo da citada obra é estimado em 4 milhões e a Compesa não tenha os recursos para realizar a importante obra e pediu a ajuda dos Vereadores para conseguir esses recursos junto aos deputados federais e estaduais.

     Isso seria possível através de emendas parlamentares no orçamento da união ou do estado, ou os mesmos conseguissem junto ao governador Paulo Câmara a priorização da obra no orçamento do Governo do Estado, mas que a empresa também iria se esforçar o máximo para viabilizar os recursos para realização da obra de recuperação dos poços.

     Ele explicou que o item básico para a limpeza das mãos, do corpo, da lavagem das roupas e dos pratos, por exemplo, depende do uso da água constante, que, segundo o vereador, muitos bairros estão ainda com um racionamento d’água e outros estão sem a oferta de água nas torneiras.

     “Como as pessoas, sobretudo as que vivem em bairros mais carentes, poderão fazer a higienização adequada, como tomar banho, lavar as roupas sujas e sempre lavar as mãos. Não tem água. Isso é um absurdo. A falta de água impede as pessoas de cuidarem da limpeza social”, criticou Maguila.

     Por isso, uma das medidas sugeridas do parlamentar, para combater o avanço da pandemia do Coronavírus no município de Igarassu (RMR), é pressionar o Governo do Estado, por meio de um grande abaixo-assinado online, para que a Compesa, em caráter de urgência, execute a recuperação dos 10 poços que foram perfurados.

     “E estão desativados há muito tempo. Segundo estudos da Compesa, com esses poços em operação, o racionamento ou rodízio no abastecimento de água em Igarassu seria reduzido em 50%”, comentou.

     Portanto, Maguila propôs a mobilização dos políticos e da população de Igarassu através de um abaixo-assinado online, solicitando da Compesa e do Governador de Pernambuco Paulo Câmara a entrada em funcionamento   dos poços, de forma que aumente a oferta de água para a população do   município.

     “Para vencer essa pandemia, precisamos da união de todos com o objetivo de encontrar soluções rápidas e viáveis para amenizar o sofrimento dos menos favorecidos”, concluiu o vereador Maguila.

 

 

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.