Carteira de Trabalho
Brasil Destaque Economia Empregos

Mais de 120 mil novos empregos de carteiras assinadas

Foram criadas 120.935 vagas com carteira assinada no país em abril, apesar do agravamento da pandemia e implementação de medidas de restrição a algumas atividades econômicas no mês.

O saldo é resultado de 1,381 milhão de contratações e 1,260 milhão de desligamentos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que foram divulgados na última quarta (26) pelo Ministério da Economia.

Apesar da abertura de vagas no mês, os números mostram um desaquecimento do mercado de trabalho, pois em janeiro foram criados 261,4 mil novos contratos e em fevereiro, 398,2 mil. Desde março, com o aumento no número de casos e de morte de Covid-19, o resultado foi menor, com abertura de 177,3 postos de trabalho em março e 120,9 mil, em abril.

No acumulado de janeiro a abril, o saldo no mercado de trabalho formal brasileiro é positivo, com 957,8 mil novas vagas num período de crise provocada pela pandemia.

No mesmo período do ano passado, haviam sido fechadas 763,2 mil empregos com carteira assinada, pois, em março e abril de 2020, o impacto da chegada do novo coronavírus resultou no encerramento de mais de 1 milhão contratos de trabalho formais.

Para tentar evitar demissões em massa diante da crise, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou medidas provisórias para que regras trabalhistas sejam flexibilizadas novamente diante do agravamento da pandemia.

Com isso, foi recriado o programa que permite o corte de jornada e salários de trabalhadores da iniciativa privada, além da suspensão temporária de contratos.

O saldo de abril (criação de 120,9 mil vagas) reflete o desempenho positivo em todos os cinco grandes setores da economia brasileira. O resultado foi puxado pelo setor de serviços, que abriu 57,6 mil vagas de emprego no mês.

Em seguida figuram construção (22,2 mil), indústria (19,9 mil novos postos), agropecuária (11,1 mil vagas abertas) e, por último, comércio (10,1 mil).

Fonte: bandaa.com.br

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.