Abreu e Lima Economia Transporte

Mobilidade: Centro de Abreu e Lima passa por reorganização

Por Jailton Lima

Em entrevista à Folha Metropolitana, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Abreu e Lima, Julierme Monteiro, explicou os detalhes da implantação do estacionamento rotativo zona azul, que será implantando no Pátio Antônio Vitalino, no centro.

Julierme ressaltou, entretanto, que o projeto é moderno e que trará benefícios para todos os setores da cidade. Ele garantiu que ninguém será prejudicado. “Atenderemos a todos os envolvidos nesse processo: os comerciantes, os ambulantes e, sobretudo, a população. Vamos buscar soluções para os conflitos. A intenção do prefeito Marcos José é melhorar a qualidade da mobilidade urbana”, comentou o secretário.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana vem fazendo várias ações no centro, a fim de melhorar a mobilidade. Segundo o secretário, a ideia é dar maior segurança e conforto aos comerciantes e moradores, fortalecendo o fluxo da economia do município. “A nossa gestão tem feito importantes ações para qualificar a mobilidade urbana, que é importante para o crescimento do centro comercial da cidade”, explicou Monteiro.

As ações realizadas
Sinalização viária horizontal e vertical (pintura de lombadas e colocação de placas de trânsito); inversão do trânsito em ruas onde o congestionamento seja constante; aumento do número de orientadores de trânsito; monitoramento por câmeras nas principais avenidas; parceria com o DNIT para futuras intervenções nas vias da Br101 (av. Duque de Caxias e Av. Brasil); operação tapa buraco; desobstrução das calçadas, devolvendo-as ao pedestre; reordenamento do comércio informal; aumento do número de vagas de estacionamento, com futura instalação do Zona azul.

Novo estacionamento Zona Azul: mais comodidade, acessibilidade, aumento do número de vagas e um comércio mais ativo
Julierme Monteiro disse que a futura instalação do estacionamento rotativo Zona Azul “será um extraordinário ganho para nossa cidade, pois já é uma realidade nas médias e grandes cidades, e Abreu e Lima cresceu muito e, com ele, o seu comércio. Este serviço só trará benefícios para todos”, afirmou.

Ele destacou que terá maior rotatividade de vagas. “Hoje a população encontra-se com problemas de estacionamento, com motoristas que estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final da tarde (muitos destes nem moram e nem trabalham no município) e isso acaba prejudicando a rotatividade e o trânsito”, ressaltou o secretário.

Mais agilidade e ganho de tempo
Um outro ponto relevante é que os motoristas não vão precisar mais ficar preocupados por estacionarem seus carros em local distante do seu destino. “Nisso, eles vão sair das suas casas mais tranquilos; sem precisarem ficar perdendo tempo procurando vaga de estacionamento”, explicou Monteiro, afirmando que centro vem sofrendo com a imprudência de motoristas, que cometem irregularidades em estacionar seus veículos. Haverá, no local, monitores de trânsito à disposição para ajudar e garantir a organização do estacionamento.

Mais lucro para o comércio local
O secretário disse que a falta de vaga para estacionamento em área comercial é um forte motivo para que os clientes desistam de comprar no comércio local, prejudicando as vendas nos estabelecimentos e piora nas datas comemorativas. “E, com o estacionamento rotativo, vai ajudar o comerciante a ter um maior fluxo de clientes”, garantiu Monteiro.

Preço mais barato da região
Julierme Monteiro garantiu, entretanto, que o valor cobrado pelo estacionamento rotativo terá um preço baixo e o mais barato da região com direito a duas horas de permanência. Além disso, o usuário, caso não utilize o tempo permitido, ele terá bonificação na próxima vez que utilizar o serviço.

Retorno financeiro para os cofres públicos
Com o recurso arrecadado para os cofres públicos, o secretário de Desenvolvimento disse que a Prefeitura poderá investir mais na mobilidade da cidade, “e, com isso, quem ganha é a população”, completou.

Bilhete eletrônico
O secretário esclareceu que o modelo de estacionamento rotativo pago a ser implantado será através de sistema de compra eletrônica ou aplicativo que irá facilitar tanto a forma de pagamento como a localização de vagas. “É importante deixar claro que a aquisição do bilhete será através dos operadores credenciados localizados ao redor do estacionamento. A venda também poderá ser feita pelo celular através do aplicativo”, ressaltou Monteiro.

VEJA outras ações que vão melhorar a qualidade da mobilidade urbana de Abreu e Lima. Clique aqui:

Quer receber mais notícias e artigos sobre diversos temas?: Clique abaixo e SIGA A NOSSA PÁGINA no Facebook!

Foto: Manoel Paparazzo/PMA

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.