Por Jailton Lima –
A curva ascendente do Coronavírus no Brasil começou fortemente, conforme previsão do Ministério da Saúde, que vai entre a segunda quinzena de abril ao final de maio.
Nessa sexta-feira (16), o País experimentou o pior resultado do avanço do Covid-19, com mais 217 mortes em 24 horas; chegando ao total de 2.141 óbitos, com 33.682 de novos infectados.
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, tem pela frente o desafio de minimizar o efeito da subida da curva do vírus. Para isso, ele deve implantar ações mais eficazes ao combate ao Covid-19.
Para tanto, o Ministério da Saúde pretende fazer grandes testes em massa, a aquisição de 30 milhões de testes rápidos, além da compra emergencial de respiradores mecânicos e máscaras de proteção individual.
Nelson Teich enfatizou, no seu discurso de posse, a intensificação do isolamento social, como a melhor forma de se proteger da infecção pelo coronavírus.
Entendo o Coronavírus na origem
É uma doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).
Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade em respirar. Cerca de 80% dos casos confirmados são ligeiros ou assintomáticos e a maioria recupera sem sequelas.
No entanto, 15% são infeções graves que necessitam de oxigênio e 5% são infeções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, falência de vários órgãos e morte. (Wikipedia)
Foto: El País/Brasil