Limpeza facial
Beleza Saudavel Saúde

O perigo de receitas caseiras sobre a pele

Por Jaeli Assunção –

Certamente você, ou alguém que você conhece, já deve ter recorrido à alguma receita caseira para melhorar o aspecto da pele. Seja uma esfoliação com açúcar, ou máscara de clara de ovo com borra de café para retirar cravos, ou mesmo o uso do limão para clarear manchas da pele.

O problema é que muitas vezes o barato pode acabar saindo caro. Isso porque, nem sempre essas receitas trazem benefícios; muito pelo contrário, há casos em que a pele acaba sendo prejudicada.

Receitas achadas na internet, que não foram feitas por especialistas nem direcionadas para as suas necessidades, apresentam um risco maior à saúde da pele. Isso porque o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, e nem sempre quem escreve a receita tem capacitação técnica para tal. Logo, é possível que o autor ou autora da receita não saiba dos riscos para outras pessoas.

Conheça alguns itens frequentemente usados em receitas caseiras e saiba mais sobre os riscos de cada um:

Limão
O limão é frequentemente utilizado nas receitas caseiras para clarear manchas e induzir firmeza sobre a pele por ser rico em vitamina C. Porém para que a vitamina C tenha eficácia sobre a pele, é preciso que seja submetida a um processo de estabilização, ou seja, simplesmente passar o suco do limão sobre a pele não trará esses benefícios.

E atenção: o limão também pode manchar a pele e até causar queimaduras, por isso sua aplicação deve ser feita com muito cuidado, preferencialmente à noite, para evitar a exposição ao sol.

Café
Muito se fala sobre os benefícios do café para a pele e combate à celulite e gordura localizada. Porém os benefícios em questão se devem à cafeína, e não ao café em si. E para que a cafeína chegue a ter eficácia precisa permear a pele, e para isso é necessário um processo químico e não apenas passar o café sobre.

O problema de aplicar o café diretamente na pele é que suas partículas não são moídas de tamanhos iguais, essa irregularidade no tamanho pode causar abrasão e machucar os tecidos.

O interessante é evitar recorrer a essas receitas e misturinhas caseiras, e procurar orientação de um profissional dermatologista ou da área estética para saber quais produtos melhor se adequam à sua pele. E lembre-se sempre: o barato muitas vezes pode sair caro. Por isso invista em cuidados seguros e de qualidade para sua pele.

Para agendamento personalizado, entrar em contado por:
Fone/Whatsapp: (81) 98818.8138
Instagram: @jaeli.assuncao.esteticista

Jaeli Assunção – Esteticista e Cosmetóloga, Especialista em Estética Clínica e Graduanda em Nutrição

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.