Igarassu Política

Programa Câmara nas Comunidades voltou

Nova Cruz: Ao centro, o vereador Ademar de Barros. Nova Cruz: Ao centro, o vereador Ademar de Barros.[/caption]

A Câmara Municipal de Igarassu foi a primeira do Brasil a implantar as reuniões da Câmara nas comunidades. A Casa de Duarte Coelho é pioneira, e foi implantada na gestão do então presidente Ademar de Barros. Ao assumir a presidência da Casa, uma das primeiras ações do vereador Ademar de Barros foi levar as reuniões parlamentares, de novo, paras as comunidades do município. O presidente disse que a proposta é aproximar o Poder Legislativo da população, sobretudo das pessoas mais simples que nunca participaram de uma sessão legislativa municipal, seja por falta de informação, seja por dificuldades de mobilidade.

Segundo Ademar, os vereadores de Igarassu resolveram, uma vez por mês, fazer uma sessão ordinária em uma comunidade do município. O Distrito de Três Ladeiras foi escolhido a primeira comunidade a receber o Programa Câmara nas Comunidades, no último dia 04 de junho. A Mesa Diretora atendeu a solicitação do vereador Siqueira da Areia (PSL). Os moradores compareceram em bom número, participando ativamente nas discussões, criticando e reivindicando melhorias para sua comunidade. Nas áreas do social, da saúde, da habitação, do saneamento básico e transporte coletivo.

Os vereadores ouviram atentamente as queixas da população e prometeram levar todas as reivindicações ao conhecimento do Poder Executivo Municipal, para que encontre as soluções para os problemas de sua comunidade.

Segundo o presidente Ademar de Barros, que é o autor do Programa Câmara nas Comunidades, o contato direto com o povo, possibilita as pessoas de serem ouvidas por seus representantes, que são os vereadores. “Nas reuniões, os parlamentares explicam às pessoas o seu papel de legislador, de fazer e aprovar as leis, fiscalizar os atos do prefeito e cobrar investimentos para a cidade”, explicou Barros, informando que o Programa acontecerá ordinariamente no início de cada mês.

A Câmara Municipal realizou outras duas sessões legislativas: uma no Distrito de Nova Cruz II, no dia 11 de junho, na Escola João Santos. E a outra reunião ocorreu no bairro do Bonfim, no dia 18 de junho. Nas duas comunidades, a participação popular foi decisiva nos debates dos principais problemas do município. Representantes da Prefeitura de Igarassu participaram, também, das reuniões, ouvindo as reclamações dos moradores, a fim de encontrarem respostas concretas aos problemas das comunidades.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.