Prefeito Geraldo Júlio só chega da Polônia na noite desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)[/caption]
Está acontecendo em Varsóvia, na Polônia, a Conferência sobre Mudanças Climáticas promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que contou com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, nesta quinta-feira (21). A COP-19 contou com representantes de 190 países e teve como discussão principal o corte de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
É a primeira edição da COP-19 em que as cidades podem entrar no debate sobre mudanças climáticas, que antes era exclusivo para governos federais. O Recife será a primeira cidade do Norte e Nordeste a medir a quantidade de gases de efeito estufa emitidos. Isso se deve graças ao convênio fechado entre duas entidades ligadas a ONU e a Prefeitura da Cidade do Recife, o que gerou o projeto Urban Leds, que visa estabelecer metas gradativas da redução dos gases poluentes na cidade até 2020.
No Brasil, apenas as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte possuem programas do gênero. O inventário do GEE do projeto Urban Leds será apresentado em abril de 2014, com o objetivo de mostrar o quanto de gás carbônico (CO2) é produzido pelos carros, motos ônibus, aviões e outros, além da geração de resíduos sólidos. O prefeito Geraldo Júlio chega de Varsóvia às 22h desta sexta-feira (22).
Fonte: Por Stella Soares, do Folha PE.
]]>