Brasil Meio Ambiente Mundo Pernambuco Política Recife

Recife será cidade modelo no combate de emissão de gases de efeito estufa

Prefeito Geraldo Júlio só chega da Polônia na noite desta sexta-feira. (Foto: Reprodução) Prefeito Geraldo Júlio só chega da Polônia na noite desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)[/caption]

Está acontecendo em Varsóvia, na Polônia, a Conferência sobre Mudanças Climáticas promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que contou com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, nesta quinta-feira (21). A COP-19 contou com representantes de 190 países e teve como discussão principal o corte de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

É a primeira edição da COP-19 em que as cidades podem entrar no debate sobre mudanças climáticas, que antes era exclusivo para governos federais. O Recife será a primeira cidade do Norte e Nordeste a medir a quantidade de gases de efeito estufa emitidos. Isso se deve graças ao convênio fechado entre duas entidades ligadas a ONU e a Prefeitura da Cidade do Recife, o que gerou o projeto Urban Leds, que visa estabelecer metas gradativas da redução dos gases poluentes na cidade até 2020.

No Brasil, apenas as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte possuem programas do gênero. O inventário do GEE do projeto Urban Leds será apresentado em abril de 2014, com o objetivo de mostrar o quanto de gás carbônico (CO2) é produzido pelos carros, motos ônibus, aviões e outros, além da geração de resíduos sólidos. O prefeito Geraldo Júlio chega de Varsóvia às 22h desta sexta-feira (22).

Fonte: Por Stella Soares, do Folha PE.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.