Artigos Cotidiano

Setembro amarelo: você sabe o porquê dele

Por Márcio André  –

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 2003, o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e a cor amarela para conceber este sentimento. Essa ideia surgiu pelo fato ocorrido em 1994, com o garoto Mike Emme, de 17 anos, filho de Dale e Darlene Emme.

Tudo começou quando ele, um jovem garoto, conhecido pelos seus familiares e amigos como “Mustang Mike”, por ser fã do carro Mustang. Ele comprou um e o pintou de amarelo, mesmo antes de ter idade para pilotar.

Os seus pais o definiam como um jovem altruísta, dedicado e bem-humorado. No entanto, no dia 8 setembro de 1994, Mike foi encontrado dentro do seu carro já sem vida. Ele havia se suicidado com um tiro na cabeça.

Muito querido por seus amigos, Mike teve no seu velório um grande número de pessoas. Foi aí que seus pais viram que a tragédia de seu filho não teria sido apenas uma tragédia e tiveram a ideia de criar algo que retomasse ao fato sucedido com o garoto.

Logo após do ocorrido, surgiu a ideia das fitas amarelas, como o Mustang de Mike, cada uma delas presa a um cartão com a mensagem: “se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda! ”.

Desde então, a cor amarela passou a ser usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale e Darlene Emme. O casal foi quem deu início ao programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou -Yellow Ribbon-.

SAIBA COMO SURGIU A IDEIA DESSE MOVIMENTO SETEMBRO AMARELO. Confira:  

Quer receber mais notícias e artigos sobre diversos temas?: Clique abaixo e siga a nossa página no Facebook!

Foto: UNIFAP

Receba conteúdo exclusivo, sendo um assinante!

[mc4wp_form id=”8843″]

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.