Abreu e Lima Cidade em Ação Esporte

Tiro Livre

Entrevista 2 Na segunda e última parte da entrevista com o secretário de Esportes e Lazer de Abreu e Lima, João Paulo Oliveira, a coluna Tiro Livre enfatiza os seguintes pontos: “Campeonato de Futebol 2013(e 2014)”, “Escolinhas de Futebol” e “Liga Desportiva”.

Abreu e Lima respira futebol Embora reconheça a necessidade de investir em outras modalidades esportivas, João Paulo Oliveira, deixou claro que o futebol merece atenção especial. Uma prova disso é sua avaliação a respeito do Campeonato de Futebol que foi realizado no final do ano passado. Para ele, o evento deixou um saldo bastante positivo, principalmente devido à boa aceitação por parte dos clubes e da população. ”Abreu e Lima respira futebol. E o Campeonato mexeu com toda a cidade”, comentou, lembrando que até o comércio ambulante foi beneficiado com a realização dos jogos.

De acordo com o secretário, cerca de 500 pessoas estiveram diretamente envolvidas na realização da competição, entre organizadores, jogadores, técnicos, assistentes técnicos, arbitragem, entre outras categorias. Além disso, os campos de jogo também receberam melhorias. O Beira Rio, por exemplo, sofreu intervenção em sua infraestrutura, recebendo serviços de limpeza, corte de grama e troca e pintura de uma das traves. Já o campo de Inhamã, além de ter suas traves trocadas e pintadas, também recebeu redes novas. “A participação no evento já foi muito boa, porém poderia ter sido muito melhor, caso houvesse uma divulgação maior”, conclui ele, prometendo que a edição 2014 do Campeonato já está garantida.

Apesar de ter se mostrado satisfeito com o resultado do torneio de futebol, Oliveira não escondeu o ressentimento por não conseguir integrar, em termos esportivos, o centro da cidade com a zona rural. Para ele, o maior vilão é o custo dos deslocamentos. “Precisamos envolver mais o pessoal da zona rural, mas infelizmente ainda não temos condições de fazer isso”, lamentou o secretário, sugerindo que uma alternativa para amenizar o problema seria a realização de torneios específicos em áreas mais remotas do município, como Pitanga, Chã de Cruz, Incra, Engenho Velho, entre outras.

Escolinhas No que se refere às Escolinhas de Futebol espalhadas pelo município, o secretário afirmou que alguma coisa já está sendo feita para apoiar os diversos grupos. Segundo ele, a Prefeitura tem ajudado, por exemplo, na realização de torneios. Mas ele assegurou que a ideia, a partir de agora, é doar kits de incentivo a essas entidades, contendo, principalmente, bolas, coletes e cones para treinamento. Oliveira não soube precisar o número exato de escolinhas de futebol existentes em Abreu e Lima, mas revelou que, num levantamento recente, 15 grupos foram identificados. Segundo ele, alguns funcionam em quadras society da Prefeitura; outros, porém, estão sem um espaço público para realizar seu trabalho e, às vezes, têm que pagar para treinar em espaços privados. “Precisamos agendar melhor nossos horários, a fim de que um número cada vez maior de pessoas seja beneficiado”, confessou. “Agora mesmo, por exemplo, a gente acaba de perder o Campo da Bela Vista para a construção da nova Escola Técnica, que é um empreendimento muito bom para o município. Mas as pessoas que treinavam lá precisam de novos espaços”, concluiu.

Liga Desportiva Perguntado sobre a atual situação da Liga Desportiva local, que está fora de atividade há mais de uma década, o secretário lamentou o fato. Mas disse que a Prefeitura está fazendo o que pode, dentro dos seus limites, para ajudar na revelação de novos talentos para o município. Segundo ele, muitos dos jogadores que participaram do Campeonato da Prefeitura são oriundos dos clubes que fazem parte da Liga. Sendo assim, alguns deles poderão compor a seleção de Abreu e Lima em edições futuras da Copa do Interior. “Fora isso, em relação à Liga, que é uma entidade particular, nada podemos fazer. Mas, caso de uma hora para a outra esse problema da Liga seja resolvido, então a Prefeitura está pronta para ajudar, no que for possível, tanto na realização dos campeonatos como no apoio aos clubes”, esclareceu.

Detalhe: Recentemente, fomos informados de que o problema da Liga já foi resolvido. O novo presidente da entidade deverá ser Janiel Luiz, desportista de 38 anos, bastante conhecido em Abreu e Lima. Mais informações sobre o assunto na próxima edição da Folha Metropolitana.

Por Josué Batista, [email protected]

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.