Cobrança: Ademar tem discutido assuntos básicos, mas necessário para as famílias.[/caption]
Este ano, em um protesto de dimensões poucas vezes vistas, em Igarassu, moradores dos loteamentos Encanto Igarassu e Santo Antônio fecharam a BR-101 no dois sentidos por horas. A reclamação foi a constante falta de água. Um assunto que vinha sendo tratado pelo vereador Ademar de Barros (PDT) na Câmara Municipal. “Dois meses antes do protesto solicitei uma audiência com a Compesa para tratar dessa questão, mas foi apenas depois de a população ir à rua que a Companhia se prontificou a atender o meu pedido”, comentou Ademar.
A audiência foi realizada em outubro. Nela, lideranças comunitárias e pessoas simples que haviam participado, ou não do protesto, puderam expor insatisfações com o serviço prestado pela Companhia de Abastecimento. Em um dos momentos, Ademar de Barros usou o microfone do plenário para pedir a perfuração de poços. “Há mais de dez anos, não vemos um poço ser perfurado em Igarassu. Nossa cidade abastece Recife, Olinda e outros municípios grandes. Temos um manancial rico. Por que não temos água em casa?”, indagou. A Compesa comprometeu-se em dar as respostas. Dias depois, um grupo de técnicos foi designado para percorrer a cidade anotando problemas e mostrando obras de abastecimento previstas ou em execução.
O grupo foi levado pelo vereador para visitar a caixa d´água localizada no centro de Cruz de Rebouças. “Essa caixa de água foi construída no governo de Arraes, mas por incrível que pareça, nunca foi usada”, observou Ademar. Ele disse que, após cobranças, a Compesa ficou de estudar uma adequação para a obra. Ademar comentou, ainda, que a equipe visitou a estação elevada de Encanto Igarassu. “Este é outro caso de abandono. Eles se comprometeram em ativar a estação para bombear água. Vamos esperar”, falou. Também foi tratado, neste dia, da implantação de uma nova linha de abastecimento para o Loteamento Santo Antônio e conjuntos próximos, saída da Fábrica da Ondunorte, e de um projeto de R$ 3,5 milhões destinado à construção de um reservatório elevado em Bonfim I. “O reservatório irá atender Bonfim II, Loteamento Boa Esperança e Adjacentes”, acrescentou Ademar.
Não à violência contra a mulher Igarassu passou a contar com um juizado especializado para atender casos de violência contra a mulher. A inauguração, que ocorreu em dezembro, foi possível graças a uma solicitação do vereador Ademar de Barros. “Igarassu tem um dos maiores índices de violência doméstica do estado, uma triste realidade que estamos trabalhando para mudar e tenho certeza de que esses números começarão a ser reduzidos”, comentou.
Ele relata que havia feito a indicação, em 2010, e durante esse período, manteve o acompanhamento constante das tramitações necessárias. “Um dos ditados mais sábios é o que diz que nossa plantação hoje será a colheita de amanhã. Foi assim com essa indicação. Ela é fruto do nosso trabalho no passado, assim como aquilo que fazemos agora será sentido no futuro”, comentou o vereador. A Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher funciona no centro de Igarassu, na Avenida Mário Melo, 425. Nela serão processados, julgados e executados causas decorrentes de práticas de violência doméstica nos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba.
]]>