Artigos Reflexões Bíblica

Contentamento

Reflexão Bíblica

Pr. Altair Germano –

O contentamento é algo a ser aprendido, pois a natureza humana é tendenciosa a um estado constante de insatisfação. O verbo grego ematon (aprendi), que no presente texto se encontra no modo indicativo, no tempo aoristo e na voz ativa, fala-nos de algo experienciado pelo apóstolo em algum momento no passado, para não mais ser esquecido ou deixado de ser praticado no presente e no futuro.

O termo grego traduzido por contentamento é autárkes, que significa satisfação que independe das circunstâncias exteriores, uma autossuficiência inferior, desprendimento. Viver neste nível é algo pertinente ao cristão que amadureceu com as experiências da vida. É na “ escola da vida” que o contentamento é aprendido e vivido, de uma forma que a “gangorra da vida” não nos causa maiores surpresas.

A vida se parece com uma gangorra. Uma hora você está por cima, outra está por baixo. É necessário saber viver nas duas dimensões ou circunstâncias. Estar por cima implica no privilégio de ver o mundo de uma perspectiva mais abrangente. Estar por cima é uma posição que pode gerar um sentimento de superioridade.

Estar por cima é uma posição vulnerável. O mínimo descuido pode resultar em desequilíbrio e queda.  Estar por cima não produz grandes sensações. Estar por cima nos ensina a viver com os pés no chão. Estar por cima deve nos proporcionar a sabedoria necessária diante da expectativa e da possibilidade de subir.

Em cima ou em baixo, confiança em Deus será sempre necessária. A gangorra nos ensina que para nos mantermos em cima, precisamos de alguém em baixo para nos dar a devida sustentação. É preciso valorizar os que estão em baixo. Ninguém está livre da gangorra da vida, porém, no Senhor podemos todas as coisas.

Honra ou humilhação, fartura ou fome, abundância ou escassez, aplauso ou indiferença, reconhecimento ou indignação, atenção ou abandono, fidelidade ou infidelidade, não importa as circunstâncias, em Cristo nos sustentaremos, e a glória a ele daremos.

Estar contente não significa estar acomodado. O contente tem a convicção de que fez e deu o melhor de si. Se a situação se torna desfavorável, mesmo que não entenda plenamente as circunstâncias, ele espera com resiliência e agradece ao Senhor (1 Ts 5.8). Neste nível de maturidade cristã não se murmura na adversidade, nem se ensoberbece na prosperidade.

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.