Brasil Destaque Economia

Feijão: mais longe da mesa dos brasileiros

A entressafra e a estiagem prolongada foram os fatores principais que contribuíram para a disparada do preço do feijão no país, o mais importante e nutritivo alimento da mesa dos brasileiros. De janeiro até fevereiro, o feijão teve uma alta de mais de 50% no seu valor, que está sendo comercializado nos supermercados a R$ 8,00, e, em algumas cidades, o preço chegou a R$ 10,00.

O governo, sem estoque para atender à demanda da população, tenta tranquilizar as famílias, afirmado que, com o início da segunda safra, que deve começar no final do mês de abril, a situação vai voltar ao normal, com a queda do preço do valioso alimento das famílias brasileiras. Os dois grandes produtores são os estados de Minas Gerais e Paraná, que não conseguiram produzir uma safra de feijão que atendesse à necessidade das famílias, principalmente das mais carentes.

A alternativa encontrada tem sido a substituição pelo feijão preto que também já teve aumento no preço, mas está sendo mais econômico consumi-lo. Hoje, o feijão mulatinho está sendo menos adquirido, visto que o valor disparou nas prateleiras.

Entenda porque o feijão é importante para a saúde

Fonte de vitaminas do complexo B – O feijão evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.

Combate a anemia – O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.

Fonte de potássio – Por ser rico em potássio, o feijão colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas.

Evita cáries – A união do arroz e o feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada.

Evita prisão de ventre – A alta concentração de fibras do feijão colabora para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal. Controla os picos de açúcar no sangue – Mais um benefício das fibras do feijão: elas evitam que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais.

Fonte: Conquiste sua saúde.

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.