Criado há exatos 10 anos, o Gmail parecia uma pegadinha de primeiro de abril quando foi anunciado pelo Google. Afinal, ele oferecia 1GB de espaço no email quando a maioria dos concorrentes ofereciam no máximo uma dezena de megabytes.
O e-mail do Google vinha com uma promessa ousada: “você nunca mais precisará apagar emails”. Ainda hoje, 1GB é suficiente para a maior parte dos usuários. Para efeitos comparativos, o Hotmail dava apenas 4MB gratuitos para novos usuários.
No Brasil de 2004 ainda eram comuns os emails pagos e aqueles que vinham como parte do pacote de provedores. Em fase beta, o Gmail chegou para poucos usuários. Cada pessoa podia convidar outras, assim como o Orkut em seus primórdios. Só meses depois o Google liberou o cadastro para todos os usuários.
Entre as inovações trazidas pelo Gmail estão uma busca mais eficiente – afinal é a especialidade da empresa – e uma melhor organização, como agrupar emails em ordem cronológica, como uma conversa. Também criou filtros contra spam que realmente funcionavam – até hoje tem uma dos algoritmos mais avançados para detecção de mensagens indesejadas. Este ano, depois de acusações de que estaria colaborando com a NSA, o Google anunciou que todos os e-mails trocados seriam criptografados, desde a saída da caixa de entrada até a entrega ao remetente.
Fonte: Por Paulo Floro, do Mundo Bit.
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