Brasil Destaque Meio Ambiente Mundo

Merkel repreende Macron e ameniza discurso contra incêndios na Amazônia

Por Jailton Lima

A chanceler Alemã critica o posicionamento Emmanuel Macron, da França, sobre impedimento do acordo comercial UE-Mercosul e diz que isso “não ajuda a apagar o incêndio na Amazônia”. 

França – Nesse sábado (24), em Biarritz, na reunião da cúpula do G-7 – dos países economicamente mais poderosos do mundo -, a chanceler Ângela Merkel demostrou preocupação com a onda de incêndio na Floresta Amazônica, no Brasil; mas, numa crítica velada ao premiê francês, disse que impedir o acordo comercial entre os países da União Europeia (UE) com os países do Mercosul não vai ajudar a apagar os incêndios florestais na Amazônia – que são normais neste período do ano, embora tenham aumentado consideravelmente nas últimas semanas.

A chancelar adotou um tom cauteloso e sugeriu uma cooperação dos países, que são membros do G-7, para contribuírem, efetivamente, com ações que fortaleçam os esforços do governo brasileiro para combater os focos de incêndio. Ao contrario de Macron, Merkel não quis tirar proveito político da situação do incêndio na maior floresta tropical do Planeta.

Alemanha: 1º lugar na Europa em poluição

Usina em Hanau libera fumaça

A Chanceler da Alemanha, que é o país mais poluidor da Europa, ao lado da França, principalmente pela liberação de gases industriais, o Dióxido de Carbono(C02) – gases que provocam o efeito estufa na atmosfera – e que têm efetiva relevância no aquecimento global; ela foi prudente e cobrou dos países membros soluções para conter esse tipo de queimada na Amazônia, que também pode aumentar o aquecimento climático.

Merkel assumiu essa posição de solidariedade com o Brasil, depois da declaração sensacionalista de Macron, que sugeriu ao G-7 a suspensão do acordo comercial da UE e Mercosul, que inclui os países da Argentina, Uruguai e Paraguai – como uma forma de punir o governo brasileiro.

A chanceler disse, no seu discurso, que esse acordo não pode ser rompido. Segundo o governo de Merkel, o acordo do Mercosul possui uma declaração de comércio que “inclui um ambicioso capítulo de sustentabilidade com regras vinculativas sobre proteção, em que ambos os lados se comprometeram a implementar em um acordo sobre o clima”, destacou.

A não-conclusão (do acordo) é, portanto, do nosso ponto de vista, uma resposta não apropriada ao que está acontecendo atualmente no Brasil”, concluiu o governo alemão.

Estados Unidos solidários com o BrasilTrump envia mensagem de apoio a Bolsonaro e oferece ajuda contra incêndios

DEFESA O presidente Donald Trump disse que o Brasil é um parceiro importante e se ofereceu para enviar ajuda para combater o incêndio na Floresta Amazônica. Foto: EPA/Michael Reynolds

Presidente americano envia mensagem de solidariedade e apoio ao Governo do Brasil para ajudar no combate aos incêndios florestais na Amazônia.

“Acabo de conversar com o presidente Jair Bolsonaro. Nossas perspectivas comerciais são excitantes e nossa relação é sólida, talvez mais sólida do que nunca. Disse a ele que os Estados Unidos podem ajudar com os incêndios na floresta amazônica, estamos prontos!”, escreveu o presidente americano no Twitter.

VEJA OUTRA MATÉRIA RELACIONADA

Noruega e a pesca predatória das baleias: assustadora a matança para fins comerciais. 

Quer receber mais notícias e artigos sobre diversos temas? Clique abaixo e siga a nossa página no Facebook!

Foto: Thilo-Schmuelgen – Reuters 

 

!

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.