Brasil Destaque Economia

Minas Gerais: a terceira economia do Brasil

O Estado de Minas Gerais apresenta a terceira maior economia do Brasil, com participação de, aproximadamente 8,7% de participação no PIB brasileiro, ficando atrás dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com 32,4 % e 11%, respectivamente, de participação do PIB nacional (IBGE, 2015). O Estado de Minas Gerais possui uma economia diversificada e dinâmica. Entretanto, o setor de serviços (ou setor terciário) seja predominante, frente às indústrias e a agropecuária. Podemos destacar no Estado de Minas Gerais a importância, que vem desde o Período Colonial, é o forte desenvolvimento das atividades ligadas à extração de recursos minerais, principalmente minério de ferro e manganês.

A economia do Estado de Minas Gerais por setores

Em geral, a economia de um estado ou de um país é analisada por meio dos setores econômicos que são: o setor primário, o setor secundário e o setor terciário. Resumidamente, pode-se dizer que o setor primário da economia está relacionado à produção através da exploração dos recursos da natureza. Como exemplos de atividades neste setor, pode-se citar: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É importante acrescentar que o setor primário fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

O setor secundário da economia é aquele que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como existem conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativamente maior do que aquele obtido no setor primário. Países com grau de desenvolvimento elevado tem a sua economia baseada no setor secundário da economia.

O setor terciário da economia é aquele que engloba a os serviços. Os serviços, diferente dos outros dois setores citados anteriormente, são produtos não materiais. Pode-se citar como exemplo de atividades neste setor: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, entre outros.

Fonte: InfoEscola

Foto: Exame

Receba conteúdo exclusivo, sendo um assinante!

[mc4wp_form id=”8843″]
SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.