Brasil Editorial Mundo Saúde

OMS alerta para perigo de epidemia global

Por Jailton Lima

Mais de 80 mil pessoas infectadas só na China, quase 3 mil pessoas mortas e a propagação rápida do vírus coronavírus, esses números levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar que o mundo deve se preparar para uma epidemia mundial se nada for feito, em caráter de urgência, para minimizar a sua expansão.

Na Itália, o vírus já matou 17 pessoas e mais de 1.750 estão com a suspeita de ter contraído a doença. No Brasil, por exemplo, três casos, na cidade de São Paulo, já foram confirmados pelas autoridades de saúde.

Detalhe: esses três pacientes vieram da Itália e tiveram contatos com pessoas contaminadas. Especialistas afirmam que a disseminação do vírus no mundo é inevitável. E avisam que os governos devem se preparar e introduzirem medidas para proteger sua população.

Para se prevenir de um surto maior, o Ministério da Saúde antecipou para este mês de março a vacinação contra a gripe. A intenção é imunizar as pessoas mais vulneráveis como as crianças, as gestantes e os idosos.

Se o vírus, de fato, se espalhar de forma global, os países subdesenvolvidos, como os países da África, por exemplo, estariam preparados para o enfrentamento ao vírus? Claro que não. Haveria uma enorme quantidade de pessoas infectadas e mortas também. A OMS já deu o aviso vermelho.

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.