Economia Meio Ambiente Recife

Ônibus híbrido começa a rodar neste sábado

Protótipo também será utilizado em setembro. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco) Protótipo também será utilizado em setembro. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)[/caption]

A partir deste sábado (15), uma novidade começará a circular nas ruas do Recife e Região Metropolitana, beneficiando o meio-ambiente e trazendo mais comodidade aos passageiros que usam o transporte público como meio de locomoção. Um ônibus híbrido produzido no Brasil, que é movido a baterias elétricas e biodiesel, será utilizado como teste para os torcedores que vão acompanhar os jogos da Copa das Confederações na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A apresentação para imprensa aconteceu na sede das Baterias Moura, em Piedade, na tarde desta quarta-feira (12). Estiveram presentes representantes das empresas responsáveis pela criação do protótipo.

Nos dias em que acontecem as partidas, o Híbrido BR fará viagens do Terminal Integrado do TIP, no Curado, de onde levará os passageiros até a Arena da Copa. Já nos dias em que não houver jogos, o veículo rodará na Linha 40, que faz o percurso Cidade Universitária/Boa Viagem, pela empresa Metropolitana, das 7h às 19h. A tarifa será cobrada de acordo com o anel “A”, no valor de R$ 2,25, e contará com a utilização do sistema VEM. O ônibus funcionará a partir deste sábado (15) até o dia 23 de junho. Em setembro, o híbrido voltará a ser utilizado como teste, desta vez por seis meses, pelas empresas de ônibus da Capital.

[caption id="attachment_374" align="alignleft" width="331"]Para motorista, ônibus é confortável tanto para condutor quanto para o passageiro. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco) Para motorista, ônibus é confortável tanto para condutor quanto para o passageiro. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)[/caption]

Presente no evento de apresentação, o motorista de testes Carlos Vagner, de 50 anos, falou com empolgação sobre a novidade. “O conforto não se restringe só ao passageiro, mas também ao condutor. Por se tratar de um veículo de propulsão elétrica, não existe marcha, e por conta disso os solavancos que os passageiros estão acostumados sentir nos ônibus convencionais , se não fossem os buracos, não existiriam. Já para mim é uma maravilha, pois é só acelerar e frear que está tudo certo”, disse empolgado.

O ônibus tem capacidade para 31 passageiros sentados e 23 em pé e dispõe de ar-condiciado, sistema de suspensão a ar e rampa de acesso para cadeirantes. Nesta quinta-feira (13), a novidade será apresentada oficialmente à população. O evento acontece na Prefeitura do Recife, às 9h, e contará com a presença do prefeito Geraldo Julio.

Tecnologia sustentável

[caption id="attachment_375" align="alignleft" width="331"]Motores são interligados para dá mais autonomia. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco) Motores são interligados para dá mais autonomia. (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)[/caption]

O veículo, que é o primeiro a rodar com tecnologia 100% nacional no País, usa dois tipos de motor, sendo um movido à 34 baterias, que gera a energia para o ônibus circular e outro movido a biodísel, de soja, que transforma a combustão em energia para as baterias.

Segundo a gerente comercial da Eletra Iêda Maria Alves, a emissão de gases poluentes é diminuído em 95% e a economia no gasto de combustível chega a 20%, em relação aos ônibus convencionais. “Também podemos utilizar o biodisel de cana de açucar como combustível. Além disso, todas as baterias são recicláveis – o que torna o veículo totalmente verde”, disse a gerente.

O protótipo avaliado em R$ 750 mil foi desenvolvido pelas empresas Mercedez-Benz, Baterias Moura e Eletra.

Fonte: Por Henrique Ferreira, do Folha PE.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.