Destaque Esporte Pernambuco Segurança

Secretaria de Defesa Social volta atrás e diminui efetivo que atuará durante a Copa

Depois de divulgar em entrevista coletiva que iria utilizar um efetivo de 6.421 policiais a mais durante o período da Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano, a Secretaria de Defesa Social voltou atrás e enviou nota contando um número com 4 mil profissionais a menos. Agora serão 2.179, sendo 1.757 policiais militares, 111 civis, 250 bombeiros militares e 61 funcionários da Polícia Científica.

Nos dias de maior esforço operacional, 1.330 policiais militares, 79 policiais civis, 188 bombeiros militares e 45 policiais científicos atuarão na segurança do Estado. O confuso esquema da segurança pública em Pernambuco foi elaborado em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão do Ministério da Justiça, em parceria com a SDS.

Estão previstos esquemas especiais para escolta de autoridades, delegações e árbitros, como também o monitoramento das principais rotas e dos campos oficiais, dentre outras atividades. Os policiais militares deverão ser empregados na área interna e externa da Arena Pernambuco, nas estações do metrô e BRT, nos estacionamentos do Shopping RioMar, do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), do Parqtel e do Parque de Exposições do Cordeiro. Além disso, também será função dos PMs promover a segurança no aeroporto, na Fifa Fan Fest, nas rotas protocolares e nos locais de treinamento das seleções.

Outros pontos citados no esquema de segurança são a Casa da Cultura, o Recife Antigo, o Mercado de São José, a praça da República, o terminal marítimo e as praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas. As rodovias estaduais PE-60, PE-15 e PE-22 também deverão ser monitoradas diariamente.

A Polícia Militar também deverá estar presente nos principais locais de exibição de jogos na capital pernambucana, como o Sítio da Trindade, a praça do Arsenal, a Rua da Moeda, o Pátio de São Pedro e o Parque Dona Lindu. Já a Polícia Civil deverá atuar na Arena Pernambuco, na Fifa Fan Fest, em pontos turísticos e nos hotéis. Durante o período da Copa, dez delegacias seccionais e 41 delegacias distritais vão funcionar, além da Central de Plantões da Capital.

Fonte: Por Geraldo Lélis, com informações de Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco, e da assessoria.

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.