Artigos Saúde

Triglicerídeos Altos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, que quando se encontra elevado, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está alto.

Os triglicerídeos são considerados altos quando seus valores são iguais ou superiores a 150 ml/dl em jejum e, por isso, quem sofre com este mal deve ter o cuidado de seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e a dieta orientada pelo nutricionista.

Os triglicerídeos baixos geralmente estão relacionados à desnutrição, má-absorção de nutrientes e hipertireoidismo.

Sintomas de triglicerídeos altos Os sintomas de triglicerídeos altos nem sempre estão presentes, no entanto, alguns sinais que podem indicar que os triglicerídeos estão elevados são: • Acúmulo de gordura na barriga e em outras regiões do corpo; •Pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, especialmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos, chamadas cientificamente de xantelasma.

Normalmente, o que causa os triglicerídeos altos são a má alimentação e o sedentarismo, mas existem outros fatores como a ingestão de medicamentos e doenças genéticas.

As consequências dos triglicerídeos altos podem ser aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática, derrame cerebral (AVC) ou isquemia cerebral.

O que fazer para baixar os triglicerídeos altos O que se pode fazer para baixar os triglicerídeos altos é comer uma laranja com bagaço todos os dias. O bagaço da laranja é rico em fibras solúveis que ajudam naturalmente a baixar a quantidade de gordura no sangue.

Além disso, é importante fazer uma dieta e praticar exercícios físicos regularmente.

Veja outras formas para reduzir os triglicerídeos altos em: Como reduzir os triglicerídeos.

O que comer para triglicerídeos altos Em caso de triglicerídeos altos, recomenda-se comer: •Alimentos saudáveis, como saladas, legumes, verduras, grãos, carnes magras, queijo branco; •Evitar o açúcar, substituindo-o por adoçante, sempre que possível; •Trocar os doces por frutas frescas.

Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental para o sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre a dieta para triglicerídeos.

Triglicerídeos altos na gravidez Ter os níveis de triglicerídeos altos na gravidez é normal. Durante esta fase é normal os triglicerídeos triplicarem, mas mesmo assim, é importante a prática regular de atividade física e diminuir o consumo de gorduras e de carboidratos e açúcar.

Por Dr. Arthur Frazão

]]>

SEJA UM ASSINANTE
Como assinante, sempre que houver uma nova postagem, você será o primeiro a receber o conteúdo, com exclusividade.
icon

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.